Bitalk

Bitalk - Negócios à Portuguesa

4.9 429
Portugal é um país que se destaca por várias coisas fundamentais, nomeadamente o clima, a comida e as pessoas extraordinárias cheias de talento e habilidade de empreender.
Com o Bitalk queremos dar-vos a conhecer o ecossistema empreendedor através de conversas muito especiais com cada um dos nossos convidados e os nossos hosts (o Tocha e o José Serra), em que existe uma partilha mútua de experiências, sucessos, insucessos, histórias e perspetivas que podem ser importantes para quem esteja a pensar avançar com ideias que tem na gaveta!

30-05-2023

#138: TELECOMUNICAÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS TECNOLÓGICAS c/ João Guedes

01:02:31

Espera-se que o 5G revolucione o setor das telecomunicações e tenha um impacto significativo em várias áreas, mas antes disso tudo, quais são realmente os principais benefícios e impactos do 5G? Como é que o 5G e IoT podem mudar a nossa vida? A internet vai alguma vez ser gratuita para todos? A evolução tecnológica é uma consequência da guerra?
Desde jovem, João mostrou interesse por rádio e começou a transmitir programas no seu quarto, usando um emissor de FM. Estudou Engenharia Eletrotécnica com especialização em Instrumentação, Eletrónica e Computação e iniciou a sua carreira nas telecomunicações.
Quando os primeiros projetos de construção de redes de fibra ótica foram lançados, João foi convidado a participar da elaboração desses projetos. Aproveitou a oportunidade, considerando que as telecomunicações haviam passado por uma mudança de paradigma, com a transição do consumo de voz e canais de sinal aberto para o streaming.
Acredita que ter fibra ótica e 5G em áreas rurais pode atrair mais pessoas para essas regiões, ajudando a repovoar o interior do país e que Portugal está à frente do mundo em termos de infraestrutura de fibra ótica, mas está consideravelmente atrasado no desenvolvimento do 5G.
A Weezie quer revolucionar o setor das telecomunicações globalmente destacando-se por fornecer um ecossistema completo de gestão de redes de fibra ótica, com uma solução abrangente que reduz significativamente o tempo de trabalho e as não conformidades entre o projeto e a implementação. Assim todos os envolvidos no processo de implementação e gestão podem trabalhar numa única plataforma.
A Weezie oferece soluções de software para gestão de redes de fibra ótica, com foco na automação e digitalização dos processos relacionados ao desenvolvimento de redes de telecomunicação. O seu software possui diversas funcionalidades, incluindo o Weezie Tasks, um gestor de tarefas para planeamento e controle em tempo real das atividades de instalação e manutenção.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
00:00 — Intro
01:15 — A importância da comunicação entre humanos
04:20 — Uma camisa de satélites Starlink
08:40 — Internet for all
14:33 — Nas mãos do Estado
15:50 — Técnicos Portugueses arrancam para França
17:30 — Faturar um ano num mês
19:00 — Simplificar
20:02 — Vantagens do 5G
25:02 — Tesla — Lidar VS Processamento de imagem
26:38 — Infraestruturas do futuro
28:40 — O início do SMS
31:05 — Oportunidades na evolução
37:36 — A necessidade aguça o engenho
43:03 — FRIGIDEIRA
45:12 — O que é uma bitola?
47:25 — Consequências tecnológicas da Guerra
54:42 — Abandonamos os dirigíveis?
59:38 — Rio Tejo foi um Aeroporto

E sigam-nos nas redes sociais:
• Instagram:
http://instagram.bitalk.podcast
• TikTok:
https://tiktok.com/@bitalk_podcast
• Linkedin:
http://linkedin.bitalk.pt
• Facebook:
http://facebook.bitalk.pt
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

23-05-2023

#137: O QUE É O DEPARTAMENTO DA FELICIDADE c/ Ricardo Costa

01:00:26

Quando perguntamos “como vai o trabalho?” muitas vezes já sabemos que a resposta não vai ser boa. Esta não é a realidade do Grupo Bernardo da Costa, que criou um departamento focado na felicidade dos seus colaboradores! Mas afinal o que é o departamento da felicidade? Pessoas felizes a trabalhar? Receber mais ou ir viajar? Pessoas mais felizes são mais produtivas?
Ricardo Costa é considerado um dos melhores gestores com menos de 40 anos em Portugal. Ele é CEO do Grupo Bernardo Costa e também atua como administrador em diversas empresas do grupo, como IBD Global Portugal, IBD Global España, A-Touch Winwel, AVPro, Academia Bernardo da Costa, Global America e SGC Cameroon.
Ricardo Costa é presidente da assembleia geral da APSEI, uma associação que representa empresas e profissionais de segurança em várias áreas, como segurança contra incêndio, segurança eletrônica, segurança e higiene no trabalho e segurança no transporte de mercadorias perigosas. A APSEI é reconhecida como a maior comunidade técnica de segurança em Portugal e engloba empresas e profissionais de toda a cadeia de valor da segurança. Nos últimos 14 anos, a APSEI tem trabalhado para melhorar o quadro legal e normativo do setor, bem como promover a qualificação das empresas e a competência dos profissionais.
O Departamento da Felicidade que criaram em 2017 foi uma consequência de um conjunto de ações e benefícios que durante toda a história do Grupo Bernardo da Costa colocaram à disposição dos colaboradores. Desde a fundação do Grupo, em 1957, que existe uma cultura de promover o bem-estar e a felicidade das pessoas que trabalham na empresa.
Inspirado no Ministério da Felicidade dos Emirados Árabes Unidos, pareceu uma excelente iniciativa transpor o mesmo conceito para as empresas. O objetivo de ter um departamento/responsável que se ocupasse do bem-estar e felicidade das pessoas é também conseguir o melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de cada uma delas.
Outra área de atuação de destaque de Ricardo Costa é a Habitat for Humanity Portugal, uma organização que constrói e reconstrói casas para famílias carentes. A missão da Habitat é proporcionar a todas as pessoas um lugar digno para morar.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
00:00 — Intro
01:24 — Departamento da Felicidade
04:08 — Salários baixos em Portugal
07:00 — Orçamento do Departamento da Felicidade
08:25 — Pessoas mais felizes são mais produtivas
10:05 — 20% das profissões vão desaparecer
12:38 — Dois terços da vida a trabalhar…
15:00 — A educação é a base de tudo
16:45 — Impossível por 800€/Mês
18:44 — A 3ª geração estraga uma empresa
23:38 — Delegar?! A quem?
27:37 — É falta de curiosidade?
30:25 — Vale a pena investir na formação
36:20 — A Califórnia da Europa
38:40 — Assim não aguenta
42:47 — FRIGIDEIRA
45:45 — With great power comes great responsibility.
48:27 — SPA na empresa
50:29 — Prémios iguais para todos na empresa
52:02 — Os Patrões
53:40 — Literacia financeira
55:55 — Empreendedorismo corporativo
E sigam-nos nas redes sociais:
• Instagram:
http://instagram.bitalk.pt
• TikTok:
http://tiktok.com/@bitalk_podcast
• Linkedin:
http://linkedin.bitalk.pt
• Facebook:
http://facebook.bitalk.pt
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

16-05-2023

#136: COMO ENFRENTAR BIG TECHS COMO A GOOGLE ? C/ Paulo Trezentos

01:03:36

Neste bitalk recebemos Paulo Trezentos que vem partilhar connosco a sua história de “David e Golias” contra a Google. Afinal a Big Tech controlam o mundo? Para que serve o Digital Markets Act? O ChatGPT vai substituir a Google?
Paulo Trezentos é o CEO e co-fundador da Aptoide, uma plataforma aberta para distribuição e descoberta de aplicações móveis Android. A Aptoide é considerada a terceira maior loja de aplicações do mundo, com mais de 300 milhões de utilizadores e mais de um milhão de apps disponíveis. Também desenvolve soluções B2B, permitindo aos seus parceiros gerir a sua própria App Store de forma autónoma e personalizada. O nome "Aptoide" é derivado das palavras "APT" (o packaging manager da Debian) e "oide" (uma variação da última parte da palavra "Android").A empresa começou como um projeto de verão em 2009 na empresa Caixa Mágica, que foi desenvolvido no âmbito do programa SAPO Summerbits. Em 2014, a Aptoide foi criada como spin-off do Software Caixa Mágica, e em 2015 a empresa recebeu um investimento de cerca de 3,7 milhões de euros. Cresceu significativamente nos mercados asiáticos e inaugurou escritórios em Singapura e na China em 2015.
Em 2014, a Aptoide apresentou uma queixa contra a Google à Comissão Europeia, alegando que a empresa estava a comprometer a concorrência no mercado das App Stores, ao colocar obstáculos à instalação e utilização de lojas alternativas no sistema Android. Na mesma altura, o CEO da Aptoide, Paulo Trezentos, disse que não estava intimidado pelo tamanho da Google.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
00:00 — Intro
01:25 — As Apps não estão a morrer?
04:43 — Connected Cars
09:36 — Como competir com a Google e a Apple
13:00 — Guerra contra a Google
15:14 — “David VS Golias”
16:42 — Guerra dos Browsers
17:51 — The Digital Markets Act
19:42 — Big Techs controlam o mundo
29:07 — “Vamos banir o TikTok”
31:54 — Monopólio Americano
34:46 — O futuro das App Stores
36:51 — Um futuro sem telemóveis?
40:11 — Interface Homem-Maquina
42:39 — FRIGIDEIRA
44:35 — Tendência da Inteligência Artificial
47:57 — Trabalhos de casa com o ChatGPT
50:39 — Usar Inteligência Artificial a nosso favor
54:44 — ChatGPT vai matar o Google?
56:06 — Qual é o futuro da Realidade Aumentada
1:01:28 — Empreendedor Universitário
🔴 PODCAST EMPREENDEDOR UNIVERSITÁRIO
https://open.spotify.com/show/2xJBNV7oMweMLmWuiI6o6B?si=fa77df368b1a4d73
E sigam-nos nas redes sociais:
• Instagram:
http://instagram.bitalk.pt
• TikTok:
https://tiktok.com/@bitalk_podcast
• Linkedin:
http://linkedin.bitalk.pt
• Facebook:
http://facebook.bitalk.pt
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

09-05-2023

#135: MANIPULAÇÃO GENÉTICA E OS SEGREDOS DO DNA c/ José Pereira-Leal

01:18:33

O José Pereira Leal é bioinformático com cerca de 20 anos de experiência profissional, doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, tendo realizado todo o trabalho de investigação de tese no Imperial College School of Medicine (Londres) e na Souwestern Medical School em Dallas (Texas, EUA). Além disso, fez pós-doutorado em Computational/Systems Biology e Bioinformática no EMBL European Bioinformatics Institute e no Medical Research Council’s Laboratory of Molecular Biology, ambos no Reino Unido.
José Leal coordenou a Unidade de Bioinformática do Instituto Gulbenkian de Ciência, ajudando a estabelecer a infraestrutura europeia de dados biológicos ELIXIR e a infraestrutura portuguesa de dados biológicos BioData.pt. Ele também é um dos fundadores e diretor-executivo da Ophiomics, uma empresa que traduz avanços na pesquisa genómica e bioinformática para melhorar a prática clínica e o atendimento ao paciente.
Um dos fundadores e diretor-executivo da Ophiomics, uma empresa de biotecnologia que se concentra no desenvolvimento de produtos de diagnóstico e serviços para auxiliar no processo de diagnóstico, prognóstico e follow-up de casos de cancro no fígado.
Para realizar o teste, recolhe um pedaço de fígado de um paciente com uma agulha fina e observa quatro genes-chave nessas células. Um algoritmo baseado nestes marcadores, juntamente com medidas clínicas, foi melhor a prever quais os pacientes que mais beneficiariam de um transplante.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
00:00 — Intro
01:29 — O que é o genoma?
07:34 — Junk DNA
10:12 — O que provoca o cancro?
13:55 — “Todos nós temos algum cancro”
14:40 — Podemos viver para sempre?
16:10 — “Explodiram em cancros”
17:00 — Conseguimos ler o código genético?
21:36 — Deteção precoce de cancro
23:28 — A Bíblia do corpo
26:53 — Utilizar o genoma para detetar doenças
32:45 — Cientista empreendedor
38:30 — Manipulação genéticas
43:11 — Biohacking
45:22 — FRIGIDEIRA
47:53 — Criar uma cura não é um bom negócio
53:44 — Industria farmacêutica é gananciosa?
57:04 — “Vendeste a alma ao diabo”
58:10 — Armas biológicas
1:05:09 — Ir ao médico sem sair do sofá
1:08:15 — Médicos substituídos por máquinas
1:13:38 — Profissões de empatia
1:15:15 — É possível curar o cancro?
Aproveitem para subscrever o nosso canal e ficarem a saber tudo sobre os nossos episódios: http://youtube.bitalk.pt
E sigam-nos nas redes sociais:
• Instagram:
http://instagram.bitalk.podcast
• TikTok:
https://tiktok.com/@bitalk_podcast
• Linkedin:
http://linkedin.bitalk.pt
• Facebook:
http://facebook.bitalk.pt
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

02-05-2023

#134: FINANÇAS ASFIXIAM NEGÓCIOS EM PORTUGAL c/ Rui Alves

01:07:38

Se és empreendedor já deves ter ouvido falar da InvoiceXpress!?
Deixavas o teu colega decidir o teu salário? Quem são os escravos do sec.XXI?
Sabes a diferença entre Cash Accounting VS Accrual Accounting?
Como é que as igrejas influenciam as empresas?
Rui Pedro Alves é um empreendedor algarvio, CEO do InvoiceXpress desde 2009, CEO do ClanHR desde 2015, co-fundador da Kwan desde 2018 e CEO da RUPEAL desde 2006. A RUPEAL é um grupo de empresas com dois grandes negócios: o InvoiceXpress, um software de faturação online, e a Kwan, uma empresa de recrutamento e outsourcing de desenvolvedores de software.
O Rui na universidade tinha muitos colegas, com sonho de ter o seu próprio negócio e serem empreendedores e ele dizia “eu nunca na vida vou ser empreendedor”, o que o fez mudar de ideias?
Acredita que a sua missão é melhorar a educação e o crescimento económico, criando empregos que produzam riqueza e felicidade. Gosta muito de fazer experiências sociais e vê a empresa como um laboratório de comportamento humano. Acredita que é importante satisfazer as necessidades humanas, como conexão e pertença, reconhecimento de importância, progresso e segurança no ambiente de trabalho. Defende que a cultura empresarial é como as pessoas se comportam entre si e que uma boa cultura é aquela onde as pessoas se comportam de uma forma que vá de encontro aos valores pessoais.
O Rui começou a fazer cursos de desenvolvimento pessoal aos 20 anos em 2000. Posteriormente, ele descobriu o coaching como uma forma de consolidar o seu conhecimento e tornar-se mais sábio, o que por sua vez beneficia as suas empresas. Acredita que não é necessário ser carismático para ser um bom líder, mas é fundamental que a pessoa se conheça a si mesma e desenvolva uma consciência de si própria.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
00:00 — Intro
01:09 — “Não me identifico com as consultoras”
03:20 — O início do InvoiceXpress
04:59 — Cash Accounting VS Accrual Accounting
08:59 — Demasiada burocracia nas finanças
11:15 — “Less is more”
13:00 — “Eles sabem tudo”
15:30 — O modelo americano tem muita macacada
17:50 — Formatados a trabalhar para o estado
22:22 — “Serviços não são escaláveis” é bullsh*t
25:05 — O que é Coaching?
28:06 — Mente aberta para ouvir
32:32 — Aprender a pensar
33:33 — Democracia nos salários
41:00 — “Olha o chefe”
43:11 — FRIGIDEIRA
44:44 — Igreja Católica VS Protestante
49:36 — Escravos do sec.XXI
57:10 — “Não há lucro sem risco”
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

25-04-2023

#133: COMO ABRIR E FALIR UMA STARTUP c/ João Jesus

01:34:25

É comum pensar que falhar é algo negativo, mas será mesmo? Na realidade, falhar pode ser uma oportunidade para aprender e crescer. Quando falhamos, somos desafiados a enfrentar os nossos erros e encontrar formas de os corrigir. E não é só isso, ao lidar com a adversidade, somos incentivados a encontrar soluções criativas para resolver os nossos problemas.
João Jesus era professor de Fotografia na Etic e foi lá que conheceu Peu (que na verdade se chama Luís, mas que prefere ser tratado por Peu). Ficaram amigos. Peu andava à procura de uma casa para morar e a família de João tinha acabado de se mudar para Inglaterra. Voilá! João arrendou um dos quartos ao amigo. Resolveu-se um problema, nasceu outro: fazer Peu Fraga cumprir horários.
A ideia do Cuckuu nasceu em conversa com mais dois amigos. “Tinhamos de encontrar uma forma de fazer com que o Peu acordasse. E que ficasse bem-disposto. Depois reparámos que quando acordava com músicas ou telefonemas de amigos, isso acontecia”. A ideia era desenvolver uma plataforma que permitisse acordar as pessoas com músicas, telefonemas ou conteúdos escolhidos, e também motivar as pessoas a ir ao ginásio, ajudar marcas a lançar produtos e aumentar a partilha entre família e amigos.
O Cuckuu recebeu um investimento de 230 mil libras em 2014, permitindo que os fundadores se dedicassem a tempo inteiro ao projeto. Após três meses na Índia a desenvolver a aplicação lançam a versão beta em 2015. Em 2016 ficou entre as 35 startups escolhidas pela Unilever e quando ultrapassou os 50 mil utilizadores e chegou a vários países, chamou a atenção da Sony, que a classificou como uma das três melhores apps apresentadas na edição de 2017 da Techweek de Londres. Apesar do sucesso inicial, a plataforma fechou e está em processo de encerramento.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
00:00 — Intro
01:19 — É preciso acordar o Peu
04:14 — O primeiro business plan
09:43 — Vender o sonho
14:18 — "Um mau investidor pode destruir uma empresa"
16:14 — Indianos VS Portugueses
19:08 — Aprender a programar na India
22:13 — O que correu mal?
24:35 — Acordar com o hino do Benfica
26:35 — Pedir feedback em troca de Starbucks
30:29 — A dificuldade de angariar dinheiro
39:05 — A queda do Social Media
42:06 — O que fazias de diferente?
44:59 — FRIGIDEIRA
47:24 — Como fazer um bom pitch
54:46 — Qual era o modelo de negócio da APP?
57:57 — Sabíamos o que as pessoas iam fazer
1:01:13 — O ecossistema de Startups está a mudar
1:05:41 — Empreendedorismo VS Startups
1:07:25 — Acabou o talento bom e barato
1:15:56 — Developer = Geek ?
1:23:28 — "Os Geeks são os donos do mundo"
1:27:35 — O segredo do negócio
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

18-04-2023

#132: DICAS PARA EMPREENDEDORAS c/ Maria Cunha

01:10:14

Maria Cunha é uma mulher que acredita na capacidade de mudança do mundo através dos negócios e do empoderamento feminino. Foi inspirada pela história da sua mãe, que na década de 50 desafiou as normas machistas e foi estudar na universidade, tornando-se a pessoa que ganhava mais dinheiro em casa e tinha poder de decisão sobre as finanças familiares. A mãe da Maria também lhe ensinou a importância dos estudos e a nunca depender de um homem para a sua vida.
Maria estudou Gestão e escolheu Anita Roddick, a fundadora da Body Shop, como um exemplo de líder contemporânea que estava a mudar o mundo. No entanto, ela também passou por uma relação abusiva a nível psicológico, onde o seu parceiro a manipulava e ameaçava constantemente. Mesmo sendo uma mulher forte, ela vivia com medo e percebeu a diferença que ainda existe entre homens e mulheres na sociedade.
“O mundo precisa de mais mulheres empreendedoras”
Os anos decorreram e Maria, com outras duas mulheres, criaram em 2012 uma marca de sapatos de luxo chamada Josefinas, inspirado nas sabrinas das bailarinas, misturadas com o nome da avó de Filipa. Na verdade, a ideia foi da Filipa Júlio, que achava que todas as mulheres deveriam ter sapatos perfeitos para andar em qualquer situação e decidiu inscrever-se num concurso de ideias de negócio. Acabou por ficar entre as 10 finalistas, mas Maria (a única mulher no júri desse concurso) decidiu falar com Filipa e propôs-lhe uma sociedade para lançarem o negócio, investindo cerca de 30 mil euros para lançar a marca.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
0:00 — Intro
1:18 — Porque não temos mais mulheres empreendedoras
3:46 — Batalhão feminino de Israel
5:08 — Perseguidas durante anos
7:55 — Mulheres no Governo
9:27 — “Nunca fiques dependente de um homem”
10:01 — Mais poder às mulheres
13:01 — Tem de ser perfeito
14:00 — Partilhar mais
15:29 — Medo de falhar
17:33 — Como começar uma marca de sapatos?
21:54 — Storytelling is key
24:14 — Mais importante que os influencers
26:22 — Joias & NFTs
31:31 — Valores da Ownever
32:35 — “Start with WHY”
33:37 — Abrir uma loja em Nova Iorque por ego?
35:35 — O que falhou?
38:00 — Maior celebridade a usar as Josefinas?
39:54 — Cópias da China
43:00 — Falsificação de marcas de luxo
45:25 — FRIGIDEIRA
47:50 — Entrar no mundo Web3
53:03 — Donos dos nossos dados
57:08 — Co-criatividade na Web3
1:01:06 — Dicas para empreendedoras
Aproveitem para subscrever o nosso canal e ficarem a saber tudo sobre os nossos episódios: [http://youtube.bitalk.pt](http://youtube.bitalk.pt/)
Oiçam-nos no Spotify:
[http://spotify.bitalk.pt](http://spotify.bitalk.pt/)
Oiçam-nos no Apple Podcasts:
[http://apple.bitalk.pt](http://apple.bitalk.pt/)
E sigam-nos nas redes sociais:
• Instagram:
[http://instagram.bitalk.podcast](http://instagram.bitalk.podcast/)
• TikTok:
[https://tiktok.com/@bitalk_podcast](https://tiktok.com/@bitalk_podcast)
• Linkedin:
[http://linkedin.bitalk.pt](http://linkedin.bitalk.pt/)
• Facebook:
[http://facebook.bitalk.pt](http://facebook.bitalk.pt/)
Uma produção
GAFFVisuals
[https://gaffvisuals.com/](https://gaffvisuals.com/)

11-04-2023

#131: IMOBILIÁRIO, DINHEIRO E FINANÇAS PESSOAIS SEM BULLSH*T c/ João Zoio

01:20:32

Com a atual situação do mercado imobiliário em Portugal, achamos que o João seria a pessoa certa para nos dar umas luzes do que realmente se anda a passar. Porque existem tantas casas abandonadas em Portugal? Os preços das casas vão continuar a subir? É melhor comprar ou arrendar? A culpa é dos vistos gold?
O João considera-se um entusiasta de tudo o que tem a ver com finanças pessoais, com o mercado imobiliário e com dinheiro e a verdade é que ele tem bastante know-how sobre assunto. João começou cedo a procurar mais conhecimento e experiência e hoje tem um dos maiores canais sobre literacia financeira e imobiliário em Portugal e (mais difícil ainda) é um dos poucos jovens em Portugal com capacidades financeiras para comprar uma casa. Como?
É crente que é possível mudar a perceção estereotipada dos agentes imobiliários, argumentando que os profissionais podem ser mais bem vistos se houver maior qualidade na prestação de serviço. Num artigo que escreveu para o Público em 28 de janeiro de 2020, João criticou o mercado de mediação imobiliária em Portugal por não ter barreiras de entrada, escolas, exames ou padrões mínimos de qualidade exigidos para ser um mediador imobiliário.
Argumentou que prejudica o cliente final e leva as pessoas a não acreditarem na necessidade de contratar profissionais. João comparou, se o histórico de operações fosse tão catastrófico quanto o histórico de processos geridos por mediadores imobiliários, ele preferiria se operar sozinho em vez de procurar um médico.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
0:00 — Intro
1:34 — “Como é que complicamos tanto?”
6:00 — Fenómeno da Quinta do Lado
7:21 — +750Mil Casas abandonadas
8:41 — Comprar VS Arrendar casa
11:23 — Porque é que as casas estão tão caras?
13:41 — A bolha imobiliária vai rebentar?
17:04 — Devo comprar casa?
22:42 — 40% é impostos
25:07 — Porque estão tantas casas abandonadas?
30:07 — Portugueses não sabem lidar com dinheiro
35:01 — Porque fazes conteúdo sobre finanças pessoais?
45:02 — FRIGIDEIRA
48:00 — Vender “Know How”
50:40 — Qualquer um é agente imobiliário
56:11 — O futuro do imobiliário
1:02:06 — Realidade Virtual foi um fiasco
1:05:50 — O que falta no mercado imobiliário?
1:10:10 — O Web3 já chegou ao imobiliário?
1:13:00 — Destruição Criativa
1:18:40 — Sugestão ao António Costa
Notas:
48:52 - João Zoio: "O melhor youtuber de business"
Alex Hormozi - https://www.youtube.com/@AlexHormozi/
Aproveitem para subscrever o nosso canal e ficarem a saber tudo sobre os nossos episódios: http://youtube.bitalk.pt
Oiçam-nos no Spotify:
http://spotify.bitalk.pt
Oiçam-nos no Apple Podcasts:
http://apple.bitalk.pt
E sigam-nos nas redes sociais:
• Instagram:
http://instagram.bitalk.podcast
• TikTok:
https://tiktok.com/@bitalk_podcast
• Linkedin:
http://linkedin.bitalk.pt
• Facebook:
http://facebook.bitalk.pt
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

04-04-2023

#130: GOVERNOS QUEREM ATACAR A NOSSA LIBERDADE c/ Marco Oliveira

01:18:01

Não é a primeira vez que falamos de CBDCs no bitalk, mas o que podem os governos fazer com uma moeda digital? Existem muitos exemplos de abuso de poder por parte dos governos e de "Homens com bigode", será mais uma ferramenta de controlo? Deves conhecer a Megaupload, mas sabes o que realmente aconteceu?
O Marco é atualmente o CIO da  @uphold_inc  é uma plataforma de serviços financeiros baseada em criptomoedas. Antes disso, ele ocupou cargos de liderança em empresas de tecnologia, como CTO da Baboom Limited e CEO da Moxy, onde desenvolveu soluções de engenharia de software e design para sites e aplicativos IoT. Em 2021, a Uphold integrou a equipa de engenheiros e designers da Moxy. Marco também é o fundador e anfitrião da  @OPOnetwork  , uma plataforma que une as comunidades do Porto de áreas como JavaScript, Design e Cripto em eventos de networking e partilha de conhecimento. Ele tem uma paixão pela arte e pelo design, combinada com uma formação em engenharia, o que o levou a viver com um pé em cada lado.
A Uphold é uma empresa que oferece serviços financeiros baseados em cloud, permitindo a compra e conversão de diferentes tipos de moedas e mercadorias, incluindo criptomoedas como o Bitcoin, gratuitamente. A empresa tem sede em Charleston, Carolina do Sul, e filiais em Braga, Londres, São Francisco e Xangai. Desde 2015, a empresa não cobra taxas nas transferências monetárias e conversões de moedas dos seus utilizadores verificados. A Uphold permite que os utilizadores tenham visibilidade, segurança e controlo sobre os seus fundos em tempo real, que possam movimentá-los de qualquer membro para qualquer membro em qualquer lugar.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:


0:00 — Intro
1:34 — O que é uma EXCHANGE?
4:15 — O que estão a tentar fazer com a Web3?
7:15 — Modelo de negócio da Uphold?
14:13 — Centralized & Decentralized Exchanges
18:29 — SCAM FTX
23:24 — NFT's do Bitalk
26:44 — A cripto veio para ficar?
32:10 — Os governos não gostam de Bitcoin?
42:39 — FRIGIDEIRA
47:06 — Tens medo de CBDCs?
51:16 — Lobby de Hollywood contra Megaupload
59:23 — Governos querem mais controlo
E sigam-nos nas redes sociais:
 • Instagram  • TikTok  • Linkedin  • Facebook
Uma produção
 GAFFVisuals

28-03-2023

#129: O ESPIÃO DA AMAZON c/ Pedro Oliveira

01:20:52

Este é o Bitalk em que descobrimos umas verdades que não estávamos à espera, grandes empresas estão à luta pelo bem mais valioso do momento, e para que o querem?
Qual será o futuro do trabalho com o recente "BOOM" da Inteligência Artificial? Vai substituir o nosso trabalho? Ao contrário do que se pensava, a criatividade está a ser a primeira a ser substituída?
Pedro é licenciado em Marketing e Publicidade e fundou a sua própria empresa logo após terminar a faculdade, onde mudou de Direito para Marketing porque sempre quis juntar empresas com criatividade. Começou a trabalhar na sua marca pessoal na área dos negócios e marketing para se destacar no mercado de trabalho e acredita que nunca foi tão fácil começar um negócio na internet, mas o verdadeiro desafio é mantê-lo.
Fez um “salto” para as redes sociais, onde construiu uma forte presença online e tornou-se conhecido por seu conteúdo sobre empreendedorismo e marketing digital. Pedro acredita que as redes sociais são uma ferramenta poderosa para criar conexões com pessoas e empresas e, consequentemente, para gerar novos negócios. Valoriza a consistência e qualidade, e acredita que a curiosidade é um fator importante para gerar impacto no futuro.
A Appear Agency nasceu em 2020, fundada por três amigos durante a licenciatura para ajudar marcas, projetos e empresas a crescer online. Eles já tinham clientes antes de formalizarem a agência e tomaram a decisão de continuar juntos quando perceberam que o sucesso financeiro da agência estava totalmente dependente do trabalho deles.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
0:00 — Intro
1:29 — “Somos uns vendidos”
7:30 — Vendedor de banha da cobra
13:52 — Mudança de paradigma
20:35 — Publicidade no TikTok VS Facebook
23:58 — O espião da Amazon
26:25 — “Eles sabem tudo”
28:44 — Tripwire funnel
30:20 — “Em casa de ferreiro espeto de pau”
33:48 — Inteligência Artificial vai matar a criatividade?
39:05 — Anúncios de TV gerados por AI
43:00 — Revolução do AI VS Revolução Industrial
46:17 — FRIGIDEIRA
48:09 — O futuro das agências
1:02:56 — Agência VS Freelancer
1:15:00 — Revolucionar a educação
Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

22-03-2023

#128: O QUE OS BANCOS FAZEM COM O NOSSO DINHEIRO c/ Orlando Costa

01:18:49

Neste Bitalk vamos desvendar o que os Bancos fazem com o nosso dinheiro e não só! O Orlando é um profissional com formação em Gestão e pós-graduação em Liderança e Motivação e possui uma vasta experiência na área bancária em cargos executivos em Negócio Bancário, Marketing, Investimentos, Formação e Sistemas de Informação. Comprometido com a qualidade dos serviços prestados, procura constantemente novos desafios para evoluir na sua carreira.

A nBanks é uma startup que oferece serviços de gestão financeira para empresas e contabilistas, visando mudar a forma como essas entidades lidam com as instituições financeiras. Fundada em 2018 pelos sócios Orlando Costa, Nuno Oliveira e Ricardo Vieira, a plataforma utiliza a diretiva europeia de pagamentos PSD2 para fornecer aos clientes um cofre que reúne toda a informação financeira, protegendo-a de acessos de outros clientes.

Simplifica os processos manuais para o mundo digital, como a consolidação de informação bancária, e já entrou em países como Angola, Costa do Marfim, Argentina, Brasil e Colômbia. A startup oferece vários pacotes de subscrição para empresas e contabilistas, conforme a sua dimensão. Em 2021, recebeu um investimento de 500 mil euros em ronda seed e este ano anunciou que mais de 30 países africanos vão passar a beneficiar do seu serviço de gestão financeira. A meta é alcançar 50 mil empresas e um volume de faturação de 35 milhões de euros até 2025.




0:00 - Intro
1:02 — Ninguém gosta dos bancos?
5:05 — A queda do BES
7:00 — O início da Banca
9:13 — O que são serviços bancários?
11:10 — Medo de perderem o dinheiro
13:04 — O que fazem com o nosso dinheiro?
16:01 — “Os bancos estão gordos”
22:15 — Bancos na corda bamba
26:42 — Os bancos vão ter de se transformar
31:07 — O futuro dos Neobanks
34:28 — “Os donos disto tudo”
35:45 — “Uma dose de loucura”
38:22 — A queda do monopólio
47:42 — FRIGIDEIRA
49:28 — “África é um mar de oportunidades”
52:52 — O futuro da Web3
59:47 — Scam da FTX
1:04:02 — Como apanhar fraudes
1:11:54 - AI é o futuro das empresas




Uma produção
GAFFVisuals
https://gaffvisuals.com/

15-03-2023

#127: GUERRAS DE CULTURA E TECNOLOGIA c/ André Marquet

01:19:41

André é uma figura notável no mundo da tecnologia em Portugal. Estudou Engenharia de Telecomunicações e é Mestre em Informática pelo ISCTE. Com uma formação tão sólida, ele iniciou a sua carreira como investigador de redes informáticas no INESC Lisboa. Posteriormente, decidiu expandir os seus horizontes profissionais e foi trabalhar para a Tunísia na EFACEC, mais tarde, trabalhou como consultor na AICEP e na Nokia.



André é um empreendedor nato e a sua visão de negócios levou-o a trazer as conferências TEDx para Portugal e a ser co-fundador a Beta-i, uma organização que visa ajudar startups a crescer e inovar.



Sugado pelo mundo das startups e percebendo que a componente de produto era um problema, co-fundou a Productized - uma associação sem fins lucrativos criada em 2015 com o objetivo de ajudar startups e grandes empresas a criar produtos melhores para enfrentar a economia hipercompetitiva de hoje.



A organização trabalha no desenvolvimento de aceleradores de startups e, desde então, tornou-se uma das maiores e melhores conferências do mundo em gestão de produtos e design UX, atraindo mais de 500 líderes de produto de todo o mundo. A Productized também organiza diversas atividades com o objetivo de aumentar a comunidade de produto no mundo.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

08-03-2023

#126: APRENDER A FALHAR E A IMPORTÂNCIA DOS ERROS c/ Gonçalo Reis

01:22:17

Quem disse que falhar é mau? O processo de falhar é muitas vezes visto como algo negativo, mas, na verdade, é uma oportunidade para aprender e crescer. Quando falhamos, somos forçados a enfrentar os nossos erros e encontrar formas de os corrigir. Além disso, o processo de falhar pode ajudar a construir resiliência e confiança em nós mesmos, à medida que aprendemos a lidar com a adversidade e a encontrar soluções criativas para os nossos problemas.



Quem disse que falhar é mau? O processo de falhar é muitas vezes visto como algo negativo, mas, na verdade, é uma oportunidade para aprender e crescer. Quando falhamos, somos forçados a enfrentar os nossos erros e encontrar formas de os corrigir. Além disso, o processo de falhar pode ajudar a construir resiliência e confiança em nós mesmos, à medida que aprendemos a lidar com a adversidade e a encontrar soluções criativas para os nossos problemas.  Gonçalo nasceu numa pequena aldeia e aos 18 anos, assistiu a um DVD sobre a vida de Bob Dylan, em que o cantor falava sobre sentir-se deslocado e à procura do caminho para casa. Gonçalo identificou-se com a história e decidiu que havia mais para explorar no mundo, razão que o leva a entrar no curso de Estudos Europeus para sair de Portugal.



Mais tarde juntou-se à Rocket Internet, onde trabalhou em duas empresas em Portugal, incluindo o Groupon, antes de se mudar para Singapura. Foi lá que teve a ideia de criar a sua própria empresa, mas perdeu todo o dinheiro investido devido a erros cometidos. Conheceu um português que queria criar um fundo de capital de risco e juntos criaram a Alpac Capital.



Gonçalo conheceu o mundo crypto através de um amigo francês e que mais tarde viria a criar a Stake Capital, onde é responsável pelos investimentos e outras funções. Acredita que a empresa pode tornar-se um dos principais grupos de gestão de ativos da Europa na web3. No entanto, admite que pode ter que sair de Portugal devido à dificuldade de encontrar talentos e às oportunidades limitadas. Apesar disso, pretende continuar no país para estar com a família.

01-03-2023

#125: BITCOIN É UMA BOLHA & O USA EM DECLÍNIO ?? c/ António Pacheco

01:25:42

Este não é um bom bitalk para os céticos de criptomoedas, sabes o que é um esquema de ponzi? Afinal a Bitcoin é uma bolha?



O António sempre gostou de empreender e abriu a sua primeira empresa aos 21 anos. Foi apresentado à Bitcoin por um amigo, mas inicialmente não acreditou na sua durabilidade. No entanto, a sua curiosidade e desejo por entender como o dinheiro funciona levaram-no a apaixonar-se pelo tema.



Como editor da Self, sentiu a necessidade de transmitir informações sobre economia e finanças de qualidade e, por isso, escreveu o livro “Bitcoin”. Ele também escreveu o livro “Teletrabalho — Princípios para o Trabalho Remoto”. Embora os dois temas difiram, ambos foram escritos para compartilhar informações úteis e relevantes para os seus leitores. Em “Bitcoin”, ele ensina como comprar, evitar fraudes e ter uma vida financeira equilibrada no futuro.



António acredita que a Bitcoin não é um ativo financeiro para ser especulado ou usado como sistema de trading, mas sim um valor para desafetos de valores financeiros e governamentais. Ele argumenta que a economia global necessita de uma moeda global e que nem todas as criptomoedas têm a mesma função; por isso, é importante ler o white paper de cada criptomoeda para entender as suas promessas e líderes.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

22-02-2023

#124: COMO MUDAR A VIDA SEM DESCULPAS c/ Nuno Mata

01:07:56

Hoje trazemos um convidado que te vai deixar a pensar duas vezes antes de dizeres “eu não sou capaz”!  

Nuno de Carvalho-Mata é um ex-forcado que ficou tetraplégico enquanto tentava pegar o quinto touro da noite no Campo Pequeno, a 30 de agosto de 2012. Apesar disso, Nuno conseguiu reconstruir a sua vida, adaptando a sua casa e meio de transporte, mas isso não era suficiente e decidiu fazer mais do que todos achavam possível.  Nuno passou de não conseguir comer sozinho e de ter de reaprender a respirar para fazer saltos de pára-quedas, fazer surf, praticar desporto adaptado e até criar uma marca de roupa e uma associação.



A Warrior Mata Clothing é uma marca de roupa fundada pelo Nuno, que transformou a sua história de vida na sua maior arma. O Nuno começou por fazer t-shirts para ajudar a sua causa e a marca e agora esta presente com a sua pop-up store (um contentor marítimo) em alguns dos maiores festivais do país. A essência da Warrior é baseada no amor incondicional pela vida, aventura e mudança constante, além de priorizar produtos ecológicos.



Nuno é uma voz ativa na crítica à falta de acessibilidade a serviços públicos e desportos, e a Associação Nuno Mata, pretende combater a exclusão social através do desporto para pessoas com mobilidade reduzida e situações económicas desfavoráveis. E, porque não há duas sem três, é também podcaster no "Aguenta a Guinada" um programa que aborda diversos temas desde superação pessoal até investimento imobiliário e gestão de emoções.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

15-02-2023

#123: Anchorage o 1º Banco de Crypto e tem ADN Português c/ Diogo Mónica

01:35:11

E estamos de volta com a nova temporada do Bitalk! 🤩🙌💙   Repararam em alguma coisa diferente por aqui? Claro que sim! Mudámos de estúdio!  Adorávamos o nosso antigo estúdio, mas se vos disséssemos onde estávamos a gravar vocês não iam acreditar 😅, mas quem corre por gosto não cansa e mesmo com uma nova casa e uns sofás mais confortáveis, continuaremos a ser o mesmo Bitalk de sempre.



E para começar em grande, estreamos o nosso estúdio com o Diogo Mónica Co-Founder e President na Anchorage. Considerado o primeiro banco de criptomoedas do mundo, foi fundado em 2017 com o objetivo de fornecer serviços financeiros seguros e regulamentados para o ecossistema de criptomoedas e recentemente, em 2021, foi avaliado em mais de 3 mil milhões de dólares. Desde a primeira temporada, a equipa do Bitalk estava ansiosa por trazer o Diogo e finalmente, os astros alinharam-se e conseguimos apanhá-lo em Portugal.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

08-02-2023

#3 Bitalk Summit — CRIPTO-FILOSOFIAS APLICADAS À VIDA c/ Fred Antunes

00:51:19

E chegamos ao fim com a nossa última conversa do Bitalk Summit!  Mas não se preocupem, o Bitalk vai continuar! É já para a semana que estreia a nova temporada e vem cheia de surpresas! 🤩🙌💙



Queremos agradecer aos nossos convidados, Cristina Fonseca, Rita Vilas-Boas e Fred Antunes por todas as histórias, experiências e dicas que partilharam com todos nós. Agradecemos também a todos os que estiveram presentes, sentimos um calor imenso em ver a sala cheia de empreendedores. Aos que não puderam vir, quem sabe, vemo-nos em breve num Bitalk Summit perto de ti. 🤫



Fred Antunes é o CEO da RealFevr e um mastermind do mundo cripto, que vem partilhar connosco um mindset completamente diferente aos que os empreendedores estão habituados.  A RealFevr é a combinação perfeita de paixão por desporto e tecnologia. Com mais de 2,5 milhões de downloads e 1,2 milhão de usuários, a RealFevr é a plataforma que liga o mundo do futebol e o mundo cripto. Presentes em 10 ligas nacionais e nas principais competições europeias como Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Liga Portugal bwin, a RealFevr permite que os fãs de futebol acompanhem de perto as suas equipas e jogadores favoritos, enquanto experimentam a emoção da tecnologia blockchain. Fred é também consultor estratégico, professor universitário na ISAG e coordenador da primeira Pós-Graduação em Portugal de Web3, Blockchain e Crypto-economia.



E no fim temos mais uma surpresa para ti! Vamos apresentar o que é a AngelsWay, como funciona e como pode mudar as vidas dos empreendedores em Portugal. 🤫



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

01-02-2023

#2: Bitalk Summit - A ARTE DE TRANSFORMAR AS NOSSAS DESVANTAGENS c/ Rita Vilas-Boas

00:51:59

Hoje, recebemos uma convidada que já é familiar à comunidade bitalk e que voltou para pisar o palco do Bitalk Summit. Ela já esteve conosco no Bitalk #91, onde discutimos o empreendedorismo feminino em Portugal e volta para partilhar a sua história convosco.



Rita Vilas Boas é uma mulher empreendedora multifacetada. Estudou Microbiologia e mudou-se para a Dinamarca para fazer investigação, onde percebeu que não era num laboratório que queria ficar. Atualmente, é investidora em vários negócios, como a KENCKO, que oferece uma forma melhor de consumir vegetais e frutas, a ANDY LIVING, que oferece a experiência universitária perfeita e a PHUNK, a primeira bebida hard seltzer portuguesa. Além disso, também é co-fundadora da Iberian Gourmet e LP Fundadora da Shilling, uma empresa de investimento em startups, como Uniplaces, Unbabel, Bizai, Casafari, e Barkyn. Em 2017, Rita também foi uma das criadoras do partido Iniciativa Liberal, acreditando que é preciso uma nova revolução de cidadania responsável para acabar com o Paradoxo de Lampedusa no país.



Aos que faltaram, perderam a oportunidade de ter um NFT da Bitalk Summit Founders Edition!  Os primeiros NFTs do Bitalk Summit foram criados em parceria com a equipa da Crowdclass, que se revelou incrivelmente dedicada e profissional ao longo de todo o processo para garantir que iriamos ter um recompensa para os nossos early adopters.



Fred Antunes

7 Fev | 23h | Canal Q

8 Fev | 12h | Youtube e Plataformas de áudio



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

25-01-2023

#1: Bitalk Summit - A RECEITA PARA FAZER UM UNICÓRNIO c/ Cristina Fonseca

00:46:41

Quando tivemos a ideia da Bitalk Summit, o início do ano era a única data na mesa. Umas semanas depois estávamos nas montagens para o evento.  O que fazemos é conteúdo, mas termos tido a oportunidade de juntar mentes com perspetivas tão diferentes, a unirem-se em conversas e a conhecerem-se... foi só ÉPICO. 🙌🙌🙌  



A nossa primeira conversa do Summit foi com Cristina Fonseca, uma empreendedora e investidora super talentosa! Atualmente é General Partner na Indico Capital, uma empresa de capital de risco que se concentra nos campos do SaaS, Inteligência Artificial, fintech, segurança cibernética e startups digitais. Além disso, Cristina é VP de Produto na Zendesk, onde aplica toda a sua vasta experiência como Co-founder de empresas como a Talkdesk (Unicórnio), Cleverly.ai e Bouncely.



Aos que faltaram, perderam a oportunidade de ter um NFT da Bitalk Summit Founders Edition! Claro que tínhamos que recompensar os nossos early adopters, que incríveis foram eles e o mesmo dizemos dos nossos grandes convidados: Cristina Fonseca, Rita Vilas-Boas, Fred Antunes.  



Um grande obrigado a todos os que fizeram acontecer, esta é só a primeira ronda! Vemo-nos em breve! 😁💙🙌



Episódios  

Rita Vilas-Boas

31 Jan | 23h | Canal Q

1 Fev | 12h | Youtube   



Fred Antunes

7 Fev | 23h | Canal Q

8 Fev | 12h | Youtube



Uma produção

GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/



18-01-2023

#122: HACKS PROIBIDOS PARA EMPREENDEDORES E INVESTIDORES c/ Gonçalo Nunes

00:55:27

Esta semana temos um convidado muito especial, que já conhece bem o Bitalk! O Gonçalo Nunes faz parte da equipa da Olisipo Way, que para quem não conhece nada melhor que ver o episódio para descobrir. 😁



Uma das principais características do Nunes (como o chamamos cá no bitalk) é a sua paixão por ajudar os empreendedores a alcançarem o sucesso, seja através de investimentos ou know-how. Entende que ser empreendedor é super desafiante e quer estar presente para ajudar a superar esses desafios.



Além de dar apoio à comunidade da Olisipo Way, sentiu que isso não era suficiente e rapidamente, percebeu que as redes sociais poderiam ser uma ferramenta para ajudar ainda mais empreendedores. Conhecido por ser o rei das plataformas no-code, Nunes compartilha o seu conhecimento em diversos vídeos virais, com hacks que podem ajudar a resolver os problemas de muitos negócios e a alcançar o sucesso sem precisar de conhecimentos técnicos avançados.



E o que o trás a este épisodio especial? Perguntam vocês! Pois é, o Nunes o Serra e o Tocha têm estado a trabalhar num projeto super secreto que se chama Angels Way e que esta pronto a ser revelado. Um projecto que promete disromper o tecido empreendedor português e que pode mudar o futuro de muitas empresas.

11-01-2023

#121: COMO RECRUTAR E RETER TALENTO NAS NOVAS GERAÇÕES c/ Mafalda Garcês

01:06:09

Mafalda Garcês é a Country Leader & Senior People Director da Dashlane, uma empresa que oferece uma aplicação web e móvel para simplificar a gestão de senhas para pessoas e empresas. Formada em Psicologia das Organizações, tem trabalhado na área de Recursos Humanos apoiando startups e scale-ups no seu processo de crescimento.



Em 2018, junta-se à Dashlane, onde gere mais de 80 pessoas em áreas como engenharia, suporte, produto, finanças e recursos humanos e onde foco é criar equipas eficientes e felizes, sendo responsável pelo crescimento da equipa e pela sua retenção.



A Dashlane tem equipas em Paris, Nova Iorque e Lisboa unidas por um forte sentido de comunidade e paixão por melhorar a experiência digital. Mais de 17 milhões de utilizadores e 20.000 empresas em 180 países usam a Dashlane para ter uma Internet mais rápida, mais simples e mais segura.



Em 2022, ela recebeu o prémio HR's Rising Stars pela revista norte-americana Human Resource Executive, sendo a primeira vez que essa distinção foi entregue a uma personalidade portuguesa.  Um galardão que distingue “estrelas em ascensão que tenham demonstrado extraordinárias capacidades de liderança e uma capacidade de enfrentar desafios empresariais difíceis” Além disso, Mafalda também é responsável por coaching a líderes nos escritórios da Dashlane, onde defende a igualdade de géneros e reforça que é necessário relembrar-nos que as pessoas não são robôs.



Uma produção GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/



04-01-2023

#120: COMO GANHAR DINHEIRO ONLINE c/ Gustavo Araújo

01:04:58

Olá a todos e FELIZ ANO NOVO! 🤩  

Queremos agradecer sinceramente pela vossa adesão ao Bitalk Summit, está quase ai e mal podemos esperar para vos ver. No entanto, queremos garantir que estamos a trabalhar arduamente para preparar muitas surpresas emocionantes para o ano de 2023. Fiquem atentos a mais informações que partilharemos em breve. Obrigado pelo vosso apoio e interesse, e esperamos vê-los em breve!



Gustavo é o perfeito exemplo que não existe idade certa para ser empreendedor, sentiu cedo a paixão por finanças devido a dificuldades financeiras que enfrentou na infância.  Anos mais tarde, durante o Erasmus na Irlanda, começou a estudar criptomoedas, mas decidiu não investir e arrependeu-se, mas isso não o impediu de estudar mais sobre e rapidamente percebeu que faltava bastante informação em português.



Em 2018, criou o canal de YouTube  @Workolic  para aumentar a literacia financeira em Portugal e ensinar as pessoas sobre finanças pessoais, como poupar e investir. O canal tem quase 50 mil seguidores e abrange tópicos como rendimentos passivos em criptomoedas, ETFs de commodities, criptoativos taxados em Portugal e finanças pessoais.  "A inflação mostrou às pessoas que ter dinheiro parado num banco não é uma opção."



Gustavo já tinha sentido que a sua audiência precisava de mais, e em abril de 2021, abriu a Lucrar.pt com o objetivo aumentar a literacia financeira, identificar possíveis "scams" e alertar sobre eles com a ferramenta "Identificador de red flags". O projeto oferece cursos gratuitos e pagos, como um curso gratuito sobre criptomoedas e um curso pago sobre trading e investimentos arriscados.



28-12-2022

#119: BEST OF 2022 | Season Recap - O melhor de 2022 e um feliz 2023

01:14:56

Está a chegar a hora de dizer adeus a 2022 e dizer com garra "Aqui vou eu 2023!" 💪😁🎉

Mais um ano a chegar ao fim e não nos cansamos de dizer OBRIGADO a todos os nossos ouvintes, pelo apoio e por acompanharem o nosso podcast. Seguimos fortes e cheios de surpresas para o nosso 3º ano consecutivo.

Este é um episódio especial dedicado aos melhores momentos do ano. Foi uma ótima maneira de olharmos para trás e revisitar alguns dos momentos mais marcantes e inesquecíveis de 2022. Esperamos que vocês tenham gostado tanto como nós!

Momentos únicos e que só poderiam ser possíveis com os nossos guests. Investidores, empreendedores, cientistas, curiosos, Cripto-fanáticos...por outras palavras pessoas que gosta de pôr a mão na massa! Gostaríamos de agradecer a todos pelas histórias e experiências, que partilharam, e que inspiram diversas gerações de empreendedores!



🔵 BITALK SUMMIT | 12JAN | LISBOA - LISPOLIS 🔵 Lotação Limitada  Reserva já o teu lugar em https://summit.bitalk.pt/



Uma produção GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/

21-12-2022

#118: Especial de Natal c/Pai Natal Founder e CEO do Natal

01:13:06

Mais um ano a chegar ao fim e está na hora do episódio de Natal!



Neste episódio tivemos o prazer de responder a perguntas enviadas pelo público. Ficamos muito contentes por todas as perguntas que recebemos e esperamos ter conseguido responder ao máximo de dúvidas possíveis. Gostaríamos de agradecer a todos os que enviaram as suas perguntas e pedir desculpas por aquelas que não pudemos responder. Infelizmente, não foi possível colocar todas num só episódio.



Estamos muito felizes com tudo o que aconteceu neste ano! Tivemos a oportunidade de entrevistar muitas pessoas incríveis, de diversos segmentos da sociedade, e aprender muito com as histórias de cada um.  Temos muito a agradecer a todos os nossos ouvintes e convidados, fundamentais para o sucesso do nosso podcast!



A cada episódio, recebemos enumeras mensagens de apoio e feedback que nos motivam a continuar, e o melhor de tudo é que ainda temos muitas surpresas reservadas para o ano de 2023!  Então, enquanto esperamos pelo próximo ano, queremos desejar a todos um Feliz Natal repleto de realizações e felicidade. Obrigado por fazerem parte desta jornada connosco e esperamos continuar a crescer juntos em 2023.



E não se esqueçam dia 12 de janeiro estaremos na Lispolis para o primeiro Bitalk Live de sempre! Até lá, não se esqueçam de “comer mais uns bitalks” 😋



Uma produção GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/

14-12-2022

#117: GRAFENO - A "SUPER" MATÉRIA PRIMA DO FUTURO c/ Vitor Abrantes (EXTENDED)

01:14:36

O Vítor estudou Eng. Mecânica, em Aveiro, onde por pura curiosidade começou a ler artigos científicos sobre a aplicação do grafeno, que este iria substituir o lítio, que conseguiria carregar um telemóvel em segundos e a bateria iria durar 4 dias, por outras palavras iria fazer "magias" na nossa vida.



O "hype" à volta desta matéria-prima deveu-se ao Prémio Nobel da Física, de 2010, entregue a Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Inglaterra,  pela descoberta do Grafeno em 2004.



A atual Graphenest nasce em 2013, na altura com o nome Graphenium após ganharem um prémio da EDP e uma ronda de pré-seed de 700Mil€ pela Portugal Ventures, que leva Vitor a desistir do seu mestrado e a avançar com o conceito. — “aprende-se 20 vezes mais rápido a montar uma empresa do que num curso”.



Para o Vitor o propósito era produzir grafeno mais económico, mais eficiente, mais amigo do ambiente, mas cedo percebeu que o que se procurava não era o material em si, mas as soluções que o material podia trazer.



Única no seu mercado em Portugal, possui atualmente 7 patentes, como o segredo de como se faz as formulações e como se incorpora nos tabliês dos carros e nos telemóveis.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

07-12-2022

#116: O FUTURO DAS FARMÁCIAS c/ Pedro Paiva (EXTENDED)

01:08:36

🔵 BITALK SUMMIT | 12JAN | LISBOA 🔵

Lotação Limitada  

Reserva já o teu lugar em https://summit.bitalk.pt/  



Esta semana recebemos Pedro Paiva que vem mostrar a sua "visão de jogo" e partilhar connosco qual é o futuro do negócio das Farmácias e Parafarmácias. O Pedro estudou eng. e gestão industrial no Técnico e acredita que há tantos empreendedores saído do Técnico porque é das faculdades que mais treinam a pensar e a resolver problemas.  



Um empreendedor nato, em 2012, lança a Wasabi, com um amigo, um conceito de sushi e temakis e a primeira roulotte de sushi em Lisboa que nunca estava fixa num lugar, ia sempre mudando porque disse à Câmara Municipal de Lisboa que se a “roulotte tem rodas é para andar”.  



A entrada no mundo farmacêutico acontece pouco depois, até ao momento o único contacto que tinha tido com a área da saúde até então era ser filho de médicos. Tornou-se diretor comercial na Perrigo e começou a perceber que as multinacionais começaram a reduzir as pessoas no terreno, ou seja, a indústria sempre esteve muito voltada para os delegados de informação médica, mas dos cerca de 13 mil que existiam em Portugal, atualmente sobram só cerca de 2 mil. Atualmente é a gestão comercial que visita as farmácias, porque as multinacionais perceberam que conseguiam fazer as mesmas vendas sem ter as pessoas no terreno - um ensinamento da Covid.



Em abril de 2022 abre oficialmente a Wize, quase um laboratório farmacêutico sem marca e produção própria, fazem a ponte entre as farmácias e os laboratórios, com KPIs de venda e feedback comercial essencial para ambas as partes.  



E quem se lembra do nosso ep. com a Vera Maia? O Pedro e a Vera estão focados em trazer as farmácias para o sec.XXI, tornando o e-commerce e a presença online numa realidade que ainda não estamos muito habituados.



Uma produção GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/

30-11-2022

#115: A LOJA DE PENHORES DE NFTs c/ Nuno Cortesão (EXTENDED)

01:21:42

🔵 BITALK SUMMIT | 12JAN | LISBOA 🔵

Lotação Limitada  

Reserva já o teu lugar em https://summit.bitalk.pt/



O Nuno é o homem dos ziguezagues, estudou eng. Mecânica no Técnico e fez a sua tese sobre energia, mas assim que realizou o seu estágio na TAP, percebeu que não era bem o que queria.



Começou o percurso profissional na Everis onde achava que ia programar, que era o que realmente queria. No primeiro dia de trabalho disseram-lhe que ia fazer a parte de consultoria, estratégia de negócio, o que o deixou bastante desiludido, mal sabia ele que seria o seu kick off no WEB3.



Nuno é um especialista de blockchain 100% auto-didacta, o que lhe permitiu liderar projetos nacionais e internacionais de WEB3 na Accenture, ao mesmo tempo que a sua veia empreendedora começava a latejar e acrescer interesse na área dos NFTs.



Em setembro de 2021 surge a Zharta uma fintech de blockchain, que permite empréstimos em tempo real através da criação de mercado entre quem procura liquidez, utilizando os seus NFT como colateral, e investidores que procuram exposição ao mercado com pouco risco através de pools automatizadas.



Mais zig menos zag, ganharam o BET Tank, da Universidade Católica, o que acabou por lhes dar a oportunidade de serem incubados na Startup Lisboa e terem exposição a VCs, e foram um dos vencedores do Portugal FinLab (plataforma que junta a ASF, o Banco de Portugal e a CMVM).



E como já sabemos que no mundo das startups a velocidade é sempre a dobrar mais um ziguezague e em julho de 2022 receberam um financiamento de $4,3Milhões liderado pela alemã Greenfield One, contando ainda com a Shilling VC.



Uma produção

GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/

23-11-2022

#114: A CIÊNCIA POR DETRÁS DO EMPREENDEDORISMO c/ Ana Prata (EXTENDED)

01:20:06

Ana Pratas a cientista do empreendedorismo, estudou saúde e fez um mestrado em microbiologia, mas começou a sentir interesse pela área do empreendedorismo quando teve uma cadeira sobre o tema na faculdade e cedo percebeu que não tinha nascido para ficar fechada num laboratório o dia todo.



Em 2014 criou a MY.SKINMIX com a sua professora de empreendedorismo, projecto com o qual concorreu e ganhou o Lisbon Cahallenge, tornando-se a mais jovem de sempre a consegui-lo, com apenas 21 anos e que lhe deu direito a ir ao Shark Tank!



Mas nem tudo foi um mar de rosas em 2017 acaba por fechar a sua startup e durante um ano, estabeleceu uma regra e, decidiu trabalhar em tudo o que não tivesse que ver com ciência, acabando por ficar dividida entre Lisboa (Gabinete de arquitetura) e Porto (Last2Ticket).



Ana é uma "pessoa de paixões" e considera-se "estupidamente organizada" que lhe fizeram superar o COVID com a Last2Tickets a ter resultados líquidos de -110% enquanto assumia a coordenação do ensino das cadeiras de empreendedorismo na FCUL e nas horas vagas estudava mais sobre economia circular.

16-11-2022

#113: A REVOLUÇÃO DO TRABALHO REMOTO c/ Marcelo Lebre (EXTENDED)

01:12:55

Mais um Unicórnio em que se fala Português! Esta semana recebemos Marcelo Lebre COO e Co-Founder da REMOTE uma empresa focada na contratação a nível global e a missão é abrir o mercado de trabalho a todas as pessoas, países e negócios.   

A solução atual permite às pessoas “criarem uma entidade para poderem faturar a empresas e passarem a ser vistas à lei local como trabalhadores com benefícios normais de um funcionário e com proteção social”



“As oportunidades não estão em todos os lados, mas o talento está”



Marcelo antes de fundar o 5º unicórnio português em 2021 (um título que pouco lhe importa) - começou como Software Developer até chegar a VP of Engineering da Unbabel onde percebeu que contratar talento em Portugal era escasso e que a nível global era quase impossível. Um Problema que surgiu em conversa com o seu co-fundador  Job Van der Boort, que trabalhava na GitLab.  

Em Janeiro de 2019 , após a compra do domínio, que segundo o Marcelo custou-lhe "um rim" surge a REMOTE.COM   



E qual será o futuro do trabalho?  Segundo o Marcelo,“O futuro do trabalho não é apenas o teletrabalho, mas o facto de se poder ter acesso a todo um mercado de trabalho global. Com isto, as pessoas podem trabalhar para alcançar os seus sonhos e não abdicar dos seus sonhos para poder trabalhar”

09-11-2022

#112: OSCAR a Uber das reparações c/ João Marques (EXTENDED)

01:13:05

Se conheces o sentimento de desespero de quando a água falha enquanto tens o shampoo nos olhos, este episódio é para ti!


Esta semana recebemos o João Marques, o verdadeiro Manny Mãozinhas do sec.XXI, com um background de Engenharia Informática e Telecomunicações no ISCTE e uma paixão por startups desde do seu primeiro emprego na Advertio, criou uma aplicação para resolver os seus problemas em casa.


Quem nunca ficou horas à espera de um técnico? Ou com o coração nas mãos quando começam a desmontar o esquentador sem saberes qual é o problema?  O João trouxe-nos a resposta para (quase) todos os problemas que podemos ter em casa e deu-lhe o nome de OSCAR!


O que é a OSCAR? Ninguém melhor do que o João para nos explicar, mas fica aqui um pequeno resumo: O OSCAR é uma app de serviços para casa, fundada em 2019, que permite chamar um técnico em 30 minutos, para serviços de reparação, limpeza, lavandaria, têm cerca de 500 técnicos registados na plataforma, em Lisboa, Porto, Coimbra, além de terem certificação de equipamentos de gás, eletricidade, técnicos especializados para reparação de eletrodomésticos.

02-11-2022

#111: Minerar Bitcoin, Crise Energética e o futuro da cripto c/ João Simões (EXTENDED)

01:25:42

Mais uma Bitcoin mais uma voltinha!  Sabemos que andam mortinhos por mais convidados de cripto e por isso trazemos o primeiro português a minerar bitcoin em Portugal. E quem é o João?



Podemos dizer que o João já foi muitas coisas, estudou engenharia de som e trabalhou para os Xutos e Pontapés, tirou uma licenciatura em management and international business onde passou 2 semestres em Berlim e com uma bolsa terminou a sua licenciatura na London School of Economics no Reino Unido e para terminar os seus estudos um mestrado na UC Berkeley onde começou logo como professor assistente e a dar palestras, mas a paixão que o tem vindo a acompanhar durante mais anos são os bitcoins, chegando a ser uma obsessão na faculdade e hoje é a sua realidade.




Foi Amor à primeira vista, começou a interessar-se muito por bitcoin, chegou a perguntar a um tio que trabalha no Banco de Portugal o que ele achava e todos os trabalhos que apresentava na faculdade eram sobre bitcoin, até que um dia um amigo sugeriu abrirem uma empresa de bitcoin e o resultado foi em 2013 fundaram a BitMasters a primeira empresa de bitcoin em Portugal.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

26-10-2022

#110: Qual é o futuro das energias renovaveis ? c/ André Croft de Moura

00:49:56

E se vos disséssemos que o episódio desta semana liga drones com turbinas eólicas, ficariam confusos? Pois é, estas maravilhas da tecnologia, já estão ligadas à manutenção e conseguem fazer um trabalho mais rápido e eficiente que um ser humano!  Mas calma ainda estamos longe de sermos controlados pela skynet do exterminador implacável.  


O André estudou Biologia e Oceanografia na Universidade de Southampton, mas depois de perceber que grande parte da sua vida iria passar por publicar pappers decidiu mudar!  Gosta de "meter as mãos na massa" e enquanto era treinador de vela começou a sua jornada nas energias renováveis na  @WAVEC Offshore Renewables  um centro de investigação de energias renováveis marinhas.  Hoje trocou as marés pelo vento e é CEO e Founder da  @BladeInsight  , uma empresa focada na redução de custos de manutenção da energia eólica.  Qual será o futuro das energias renováveis? O André vem ajudar-nos a perceber um pouco mais acerca do panorama atual e se finalmente se consegue competir com as energias fosseis.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

19-10-2022

#109: A vida de um top trader de cripto c/ Tiago Pratas (EXTENDED)

01:11:23

Tiago já queria comprar cripto ainda tinha 14 anos, numa altura que se pensava que a criptomoeda só era usada para comprar estupefacientes. Aos 18 anos finalmente pôde ter uma conta bancária e começar a investir a partir daí (investe em bitcoin desde que ela estava a 700 dólares).



Toda a sua vida profissional andou em volta das criptomoedas, mas é na área de especulação financeira que gosta mesmo e de entender o mercado paralelo do cripto e como enriquecer através deste sistema alternativo.



Acredita que deve haver uma liberdade de escolha do sistema financeiro de que queremos fazer parte, e que o atual sistema é corrupto e coisas como a inflação não deveriam ser assim tão normais que tivéssemos de lidar com elas todos os dias.




E para os que dizem que o LinkedIn não funciona, foi por lá que o Tiago foi contactado para trabalhar no Dubai. Após convencer, à mesa de jantar, que era a pessoa certa, fez as malas e  levantou voo para o Dubai, onde desenvolveu o seu know-how de mercados financeiros ligados a cripto.



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

12-10-2022

108: Chelas é o sítio - A indústria do Hip-hop português c/ Nuno Varela (EXTENDED)

01:20:57

"O Padrinho" Nuno Varela, sem qualquer ligação à máfia, gosta desta alcunha porque tem um gosto especial por apadrinhar novos projetos e pessoas com talentos. A sua missão é  “trazer mais valor para uma das maiores áreas da zona de Lisboa através do progresso do potencial que a zona já por si oferece”.


Na sua vida, já grafitou paredes, usava calças largas e queria ser rapper, devorava revistas de música internacionais, colava posters de artistas no quarto e não largava o seu walkman – através do qual mergulhava na cultura de hip hop dos EUA.


Anos mais tarde, fundador da  @Liga Knock Out  o evento mais conhecido de battles entre MC’s em Portugal,  Nuno Varela sempre teve olho para projetos inovadores, estando também ligado a projetos como  @Hip Hop Sou Eu  e  @Chelas é o sítio . Podemos até considerá-lo um dos maiores empreendedores do hip-hop em Portugal, e é o exemplo de quando os sonhos de uma vida não são demasiado grandes!


Nuno é o perfeito exemplo de que projetos associados à reabilitação de bairros sociais como meio de potencialização de talento e negócios podem fazer a diferença e que é possível puxar pelo  Hip Hop como uma expressão de arte e negócio.


Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

07-10-2022

#107: AMAZON está a matar o e-commerce em Portugal c/ Vera Maia (EXTENDED)

01:15:20

Vera Maia, a nossa Queen do e-commerce, apaixonou-se pelo marketing digital ainda nos corredores da faculdade e hoje é CEO da  @Shaeco Shop  e  @Tudo sobre eCommerce .  



O e-commerce já faz parte da realidade de muitos negócios, mas para outros ainda parece uma miragem sem saberem bem para que lado se devem virar, pois, a Vera vem ajudar-te a compreender melhor quais são os desafios diários e clarificar alguns mitos que podem estar a atrapalhar.  


Vinda de uma família tradicional em Guimarães, aos 13 anos Vera queria ser repórter de guerra, mas rapidamente deixou essa ideia porque é no digital que se sente feliz. Após ter passado por empresas como Salsa e Sacoor, referências nacionais de e-commerce, viajou para o Dubai a convite da Dubaïote, momento que foi "game changer"  e onde se apercebeu que o que queria mesmo era abrir os seus negócios em Portugal. Começou devagarinho, até ganhar nome e hoje ser um dos grandes nomes do E-commerce Português! 


Uma empreendedora com garra que se tornou uma mestre nas vendas online e que nos vem deixar umas dicas de como podes melhorar ou até mesmo começares o teu comércio online!



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

28-09-2022

#106 Talent Protocol - O LinkedIN da WEB 3.0 c/ Pedro Carmo Oliveira (EXTENDED)

01:17:43

Esta semana trazemos mais uma conversa para os fãs de cripto!

E para os que não percebem nada disto? Talvez seja este o episódio que te vai fazer mudar de ideias! 😁



Esta semana trazemos mais uma conversa para os fãs de cripto! E para os que não percebem nada disto? Talvez seja este o episódio que te vai fazer mudar de ideias! 😁  O Pedro não é um novato no que toca a startups, tambem co-founder da Landing.Jobs (um mercado de recrutamento online, especializado no setor das tecnologias de informação) e considerado pela TAtech, uma das 100 pessoas mais influentes na atração de talento tech, é o único portugues na lista ao lado de outros líderes como Chris Hyams, CEO do Indeed, Corey Hurwitz, cofundadora e CEO do CarrersinGovernment.com, e Howard Bates, CEO do WorkHere.



Lançou no dia do trabalhador de 2021 a Talent Protocol uma plataforma que usa tecnologia blockchain para negociar talento e que pode revolucionar o mercado de trabalho como o conhecemos. Apesar de ser uma non-profit e de descartar (para já) a ambição de se tornar num unicórnio, a startup portuguesa encerrou o ano passado com uma ronda de investimento de 1,3 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros).

21-09-2022

#105: FARFETCH - O primeiro unicórnio Português c/ Sérgio Oliveira (EXTENDED)

01:05:50

Sergio Oliveira, o Arquiteto de Unicórnios, mais propriamente da  @FARFETCH   Sérgio é arquiteto de software  e especializado em soluções de alta disponibilidade, experiência que foi adquirindo ao longo dos tempos, passando pela Codevision, Ascendi e por fim a Farfetch onde  já leva 10 anos de carreira.   


A Farfetch, para quem não sabe, foi o primeiro unicórnio português, ou seja, a primeira startup portuguesa com uma avaliação de mercado no valor de mais de mil milhões de dólares americanos. O termo foi criado em 2013 por Aileen Lee.   


E como chega uma startup portuguesa ao estatuto de unicórnio? Pois é exatamente esta e outras questões que temos para o Sérgio, apesar de estar mais ligado ao desenvolvimento de software o Sérgio presenciou todas as dores de crescimento da empresa ao longo dos últimos 10 anos, conhecendo-a desde que tinha apenas 12 developers para os atuais +2k.  


Selecionada como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal, o que faz desta plataforma de venda de moda de luxo tão especial?  Que cultura empresarial é implementada para que se consiga criar equipas e estruturas para crescer ao ponto de registar um resultado líquido de +729 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2022?  Se estas dentro do mundo das startups e dos unicórnios, este é o episódio certo para ti. ;)



Uma produção GAFFVisuals

https://gaffvisuals.com/

14-09-2022

104: O Génio por de trás da Casa dos Youtubers c/ Miguel Raposo (EXTENDED VERSION)

01:06:39

Quem não se lembra da casa dos Youtubers? A famosa casa de +1Milhão de euros onde viviam 7 youtubers (@wuant,@Windoh,@SirKazzio,@D4rkFrame,@Nuno Moura,@Gato Galactico | GALÁXIA e OvelhaNigga) e que muito rápido passou a ser a casa mais famosa de Portugal: um autêntico "BigBrother" para crianças. Sem o Miguel e o seu sócio Pedro Silveira, esta casa nunca teria existido! A dupla de génios por detrás das cortinas, cria assim o ecossistema perfeito para que os Youtubers pudessem criar mais conteúdos, com a vantagem de conseguirem colaborar uns com os outros e mostrar as diferentes visões da casa.   O Miguel entrou no marketing digital em 2000 e nunca mais saiu, esteve na vanguarda do marketing de influência, fundou a Milenar e chegou a passar por agências como a Fullsix e o Grupo GCI. Gosta tanto de partilhar a sua experiência e know-how que se tornou professor de marketing de conteúdos e influência e lançou 2 livro que são de leitura obrigatória para todos os marketers ( "Torna-te um guru das redes socias" e "Profissão: #Influencer").  O marketing de influência tem mostrado cada vez mais potencial para as marcas se aproximarem dos seus clientes, mas nem sempre é um mar de rosas. Miguel explica que muitas empresas já estão interessadas em  trabalhar com influenciadores, mas depois não percebem o poder da segmentação no online que permite ser um autêntico ‘sniper’ e chegar as audiências certas para as marcas.   E o TikTok? Não falam do TikTok? Pois aqui vai um bom episódio para os que querem saber qual será a opinião do Miguel acerca do TikTok VS Instagram, como os TikTokers conseguem chegar a +100K seguidores tão rápido, mas depois não conseguem criar uma audiência igual no Instagram, podem ser considerados influencers? Os TikTokers convertem tanto como os Instagrammers?

07-09-2022

#103: Comida à base de Insetos c/ Vasco Esteves (EXTENDED VERSION)

01:10:06

E se em vez do tremoço tivéssemos umas larvas para acompanhar com uma cerveja gelada?  Estamos a brincar, mas a verdade é que como o nosso host   @The Real Tocha  disse e bem, " Se calhar já estás a comer e nem sabes!"  



Estamos de volta depois de uma breve pausa em agosto e com um convidado que nos faz saltar como os grilos, Vasco Teixeira Esteves, CEO da Tecma Foods ( https://tecmafoods.com/ ) vem falar do seu projeto que começou como uma necessidade para alimentar os seus animais exóticos e que pode ser o início da revolução na indústria alimentar.  



Comer insetos já não é uma novidade e há quem os cozinhe na Bimby, mas são poucos os que se aventuram, mesmo com grandes chefs mundiais a recorrerem a este ingrediente para as suas iguarias, os insetos ainda não fazem parte a 100% da dieta dos portugueses.  



O Vasco partilhou connosco quais são os desafios de produzir insetos em larga escala e como estes podem estar presentes juntos da indústria alimentar atual, podendo assim fazer parte do ciclo de produção aproveitando "os restos" para alimentar o seu negócio.  



É necessário encontrar soluções com um impacto positivo no ambiente e com a recente crise alimentar, a questão de produzir alimentos sustentáveis volta a estar em cima da mesa e os insetos são a solução.  



E para os que estão a pensar, "Nunca na vida vou comer grilos fritos, que nojo", na verdade, os insetos já substituem alguns ingredientes dos nossos alimentos favoritos, sendo que estes podem ser transformados em farinha e quem sabe um dia podem estar na tua bola de Berlim.   



Uma produção GAFFVisuals https://gaffvisuals.com/

27-07-2022

#102: “Não trabalhava para o Elon Musk! ”, Robótica e Bombas Atómicas c/ João Neto

01:05:23

João Neto, o nosso robótico filosófico.  


 Quando perguntámos a maneira de nos referirmos a ele no oráculo nem ele sabia bem como se definir, por ser tantas coisas e todas elas tão diferentes.  


Founder da Dalma Robotics ( https://www.dalmarobotics.com/), é apologista de que nada se faz sem empatia e sem a vertente humana das coisas. Seja matemática, física, química, ou qualquer outro tipo de ciência/ofício.  


O João andou por sítios tão fantásticos como a Agência Espacial Europeia, mas se virem o episódio acaba por ser da opinião de que não é uma área tão sexy como parece, embora seja e vá ser para sempre uma área tão exclusiva como espetacular!   


Podia ter ficado a pensar no espaço para sempre mas a sua vida não passava por aí, a missão dele era fazer algo bem mais assente no chão, que tivesse por base ajudar pessoas que encontrou ao longo do caminho, concentrar talento em fazer algo melhor, por isso é que a Dalma.   Falamos sobre espaço, foguetões, robots, Elon Musk, carros elétricos, térmicos, sobre tudo um pouco mas para o João o que nunca se pode deixar de falar é nas pessoas, porque sem elas, sem empatia, boa educação e sem tentarmos ser a melhor pessoa que conseguimos ser, não chegamos nem a marte, nem à lua, nem ao espaço. Não chegamos a nenhuma parte!   


Em call com o João ficámos com mais uma máxima de vida que juntámos a todas as que colecionamos das aprendizagens aqui no Bitalk: "Ser boa pessoa nunca poderá estar Demodê!"  


Vejam este episódio e deliciem-se com esta conversa! Vamos interromper durante Agosto a emissão de episódios novos, mas vamos ter muitas coisas a acontecer por aqui e nas nossas redes por isso sigam-nos aí:

20-07-2022

#101: "Perdi várias centenas de milhares de euros em cripto" c/Paulo Silver (EXTENDED VERSION)

01:16:10

O nosso querido Paulo, o nosso segundo callback! O episódio 101, tão especial também.  


"Sou cético, mas sou empresário" (Paulo Silver, 2022)  


Já ouviram falar na 3ket? Se estiveram no Rock in Rio este ano já de certeza e foi bombástico, a 3ket é uma plataforma que vos permite interagir com o artista e que vos torna curadores de um concerto!  Interessante e maravilhoso, não? É uma das coisas que sempre nos fascinou no Paulo! Não há ideia que ele tenha que não vá arranjar maneira de concretizar, and "that is entrepeneurship".  


Se não conheces a 3ket, deixamos aqui o link - https://pt.business.3cket.com/  Falámos abertamente de como, se a pandemia abriu muitas portas, também fechou várias. Talvez mais até do que abriu, e para o Paulo foi uma altura muito dura de ultrapassar. Mas sempre manteve uma voz ativa na defesa dos direitos dos trabalhadores na área de eventos, e não seria de esperar outra coisa dele.   


Sabiam que o Paulo está agora mais ativamente envolvido no mundo da cripto? Pois é, mas queremos que vejam o episódio por isso não vamos adiantar muito mais do que o título! Podemos apenas dizer que estamos na pré-infância da cripto para o Paulo, que falamos sobre a Luna, Stable Coins, NFT's, perder muito dinheiro com cripto! E mais não podemos dizer, agira são vocês que têm de ver!   


Um episódio que poderia ser sobre qualquer coisa porque não há nada que o Paulo Silver não saiba falar, porque ser empresário é muito ter esta postura de estar sempre em cima do acontecimento!

13-07-2022

#100: Sheer Me - O primeiro deal a surgir de um Bitalk! #especial100

01:44:32

O Miguel e a Sheer Me.  


O nosso episódio 100, um marco tão especial num sítio tão especial, a Cerdeira.  


Convidámos o Miguel ainda na Season 1, foi o nosso episódio 14 e estávamos a emitir um pouco depois da pandemia ter começado a mostrar-se ao mundo.   O Miguel ainda era Country Manager da Zomato, e com ele tivemos uma conversa super interessante. Tão interessante que no final ficámos a falar com ele mais um par de minutos e concluímos que aqueles dias na Zomato seriam os seus últimos e estava de saída para se lançar no mercado com a sua nova empresa.   


Ainda não tinha investidores, e não estamos certos que já tinha o nome, mas a ideia e a paixão estavam lá. Rapidamente ficámos com uma ligação forte com o Miguel e mais do que investidores os nossos hosts ficaram a ser amigos, parceiros de viagem e parte da vida do Miguel e da Sheer me.   


O que dizer sobre a Sheer me que vocês não vão ouvir neste episódio? Muito pouco! Digamos apenas que é uma empresa que beneficiou com a pandemia, que vem colmatar uma lacuna no mercado de Wellness e beleza  que tem dado provas de um enorme sucesso que tem feito!  


Sobre o Miguel, dizer apenas que se deslocou kms a fio para vir connosco à Cerdeira gravar este episódio especial para vocês, que é a pessoa que não diz que não a um desafio e que temos sorte em poder dar-vos a conhecer um pouco mais sobre ele. Como pessoa e como Founder.

06-07-2022

#99: 1,5M Visitas mês, Finanças Pessoais, Créditos e Salários c/Dr. Finanças

01:10:49

Mais uma semana com um grande convidado!  


O seu nome é Rui Bairrada, e é CEO do Doutor Finanças, certamente já terão ouvido falar desta plataforma que ajuda a simplificar a nossa forma de ver as finanças, até porque para a maior parte da sociedade tudo o que envolve este tema é um verdadeiro quebra-cabeças! 


O Rui recebe os clientes com uma bata de médico mas a sua especialidade (e a dos seus funcionários) é a negociação de crédito junto dos bancos. Tens créditos para pagar ou não sabes como resolver a grande questão que é "quanto posso gastar face ao que recebo" ou mesmo temas mais específicos como um crédito habitação? Então este episódio é para ti!  


Sabias que pelo menos existe 1 milhão e meio de pessoas no site do Dr. Finanças por mês... É muita gente, mas não seria assim se esta plataforma não tivesse algumas características essenciais para triunfar junto do público!  


O Dr. Finanças conheceu muita gente a fazer crédito de habitação, aprendeu muito junto dos bancos onde esteve vários anos para conseguir montar um negócio desta magnitude, por isso este episódio é essencial para toda a gente (mesmo que fora da área de finanças) que queira perceber algumas técnicas sobre escalar um negócio, seja ele qual for.  


Diz que tem uma das melhores profissões do mundo porque pode ajudar pessoas, nós achamos que também temos por podermos ter a oportunidade de ter conversas assim!

29-06-2022

#98: A cannabis é muito mais que uma droga c/ Bernardo Carreira

01:04:47

Quando pensamos numa startup que produz sapatilhas modernas feitas a partir de canábis, a última imagem que nos vem à cabeça é a de Maria Otília, a avó do Bernardo - o nosso convidado desta semana! 


Muito menos pensaríamos nesta parceria insólita mas aconteceu!   Aos 77 anos, esta avó portuguesa ajudou o neto a lançar a 8000Kicks, uma marca nacional vegan e sustentável que chegou ao mercado em maio de 2019. O componente principal do tecido é feito a partir de uma fibra industrial da canábis, o cânhamo, que tem inúmeras vantagens do ponto de vista ecológico. 


Para produzir os ténis da 8000kicks, é utilizada cinco vezes menos água do que a necessária no cultivo do algodão e não são precisos quaisquer pesticidas ou herbicidas para que cresça. O cânhamo absorve o CO2 da atmosfera e purifica os solos — há quem diga que pode ser plantado até 14 vezes no mesmo solo sem o danificar!   


Mas ninguém disse que era fácil? Foram necessários meses de viagens por todo o mundo para escolher os melhores fornecedores que garantissem um tecido premium, forte, flexível e durável, que é completamente resistente à água e às poeiras.  A marca orgulha-se ainda de produzir as “primeiras palmilhas do mundo feitas de cânhamo”!!! Vão adorar este episódio, por isso não o percam!

22-06-2022

#97: "16% das pessoas não têm acesso à Internet" c/ Vanda Jesus (ENTENDED VERSION)

01:02:06

“Os meus olhos, coração e energia estão agora focados na construção de um Portugal digital como responsável da Estrutura da Missão #PortugalDigital. Quem me conhece sabe que sou apaixonada, energética, crio pontes, junto pessoas e projetos, faço-os acontecer, tirando o máximo partido das equipas que lidero e com as quais trabalho. Tentar fazer isto pelo meu país é um dever e uma honra”.   Estas foram as palavra da nossa convidada Vanda Jesus para uma entrevista sobre o seu projeto "Portugal Digital". 


Projeto esse que vamos desconstruir todo neste episódio!  O Portugal Digital pretende capacitar para a digitalização e sua importância, ainda que saibamos que a inclusão digital não é uma realidade para toda a população, nem portuguesa nem mundial. Mesmo assim, há que construir pontes neste sentido, e por isso estre projeto tem três pilares fundamentais que são a capacitação das pessoas, das empresas e do Estado.  


A Vanda começou a sua carreira em consultoria e trabalhou em entidades públicas, associações, tecnológicas e startups, tendo exercido funções nas áreas de marketing, vendas e transformação digital. Foi ainda Diretora de Marketing e Comunicação da Microsoft Portugal e foi responsável pelo lançamento da iniciativa Building the Future – Ativar Portugal.  


O projeto "Portugal Digital" é uma ferramenta de competitividade internacional do nosso país e uma atração de investimento, é a opinião da Vanda que leva com unhas e dentes este projeto avante, e com uma energia única que vão poder acompanhar durante todo o episódio!

15-06-2022

#96: Se tivesses só mais 5 minutos, o que farias? c/ Catarina Miranda (EXTENDED VERSION)

00:55:04

Não precisa de nenhuma apresentação, nós sabemos que pela voz é muito fácil reconhecer a Catarina! E hoje está aqui connosco no Bitalk!  


A Catarina foi muito tempo locutora na rádio comercial, mas hoje em dia é muito mais do que isso, literalmente desdobrou-se em muito mais! E como vocês sabem é disso que nós gostamos aqui no Bitalk, de desdobrar os múltiplos talentos e projetos das pessoas que fazem da sua vida algo com um propósito inspirador, tal como a Catarina!  


Além de apaixonada por rádio e conteúdos, A Catarina está muito ligada à sustentabilidade e ao slow living como life style, de modo a poder aproveitar mais vagarosamente e com mais qualidade a vida que tem!  


Em conjunto com a Nomalism criou uma coleção de almofadas sustentáveis, e esteve mais recentemente a moderar uma iniciativa muito importante do Rock in Rio Humanorama, as Humanorama Talks.   


Podíamos desvendar muito mais mas queremos que oiçam este episódio e se deliciem com tantos ensinamentos sobre podcasts, conteúdos, no bullshit e vida real.   


Pedimos que depois dos primeiros 5 minutos, fiquem mais 5 connosco e depois mais cinco... pode ser?

08-06-2022

#95: A alma é o segredo do negócio c/Mariana Barbosa "A Chica Poderosa"

00:47:25

Existe alguém neste país que tenha falado com mais empreendedores do que a nossa querida Mariana?   Não é só isto que a Mariana tem feito, mas é uma das coisas que melhor faz: comunicar, comunicar para quem importa e o que importa ser dito.    


A Mariana é jornalista desde 2007. Dois anos mais tarde, integrou a equipa fundadora do Dinheiro Vivo e, na mesma altura, passa a fazer parte da secção de Economia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias.  


Além do dom da palavra, a Mariana é uma contadora de histórias. Mais do que contá-las, vive-as e partilha-as com todos nós, e é exatamente o que vem fazer neste episódio do Bitalk! Aliás não bastava já ser uma das melhores contadoras de histórias que passaram pelo nosso cenário como tem um livro chamado "O livro dos fazedores", sobre gente que pensa, planeia e cria negócios. 


 Em 2013, mudou-se para a Argentina para fazer o mestrado em jornalismo e trabalhar na redação do La Nación, em Buenos Aires. Em 2014, coordenou a revista literária Estante e, no mesmo ano, junta-se às Chicas Poderosas, movimento de empoderamento feminino em jornalismo e comunicação, tornando-se, em 2016, embaixadora do movimento em Portugal.  


Se lhe perguntarem do que mais gosta além de histórias, ela vai certamente responder que adora  escrever e viajar. Mas o que nós adorámos mesmo foi tê-la connosco!

01-06-2022

#94: Ser o mais feliz possível depende de ti! c/Fred Canto e Castro (EXTENDED VERSION)

01:02:21

Para todos os que acompanharam ontem no Canal Q, temos hoje para vocês a Extended Version do episódio lançado ontem! :) 


já nos acompanham há tanto tempo que quisemos dar-vos o mesmo privilégio que tivemos: falar com o Fred Canto e Castro sem tempo limite!


O Fred é o nosso convidado da semana e dispensa apresentações, aliás todos vocês o conhecem não só pelo Seekers Club, mas por tantas outras iniciativas empreendedoras que tem tido ao longo da sua vida!  


Reza a lenda que sempre quis ser cientista, mas hoje em dia é empreendedor. Algo que só aconselha a todos aqueles que conseguem lidar bem com o stress e a pressão. Porque quando estamos em baixo somos nós que temos de nos pôr em cima, e nem todos temos forças para o fazer!   Começou a carreira aos vinte anos, quando a avó lhe emprestou 20 mil euros. Foi assim que fundou a Sonder People - uma agência de pessoas autênticas que acabou a trabalhar com marcas como a Nike e a Lamborghini. 


A Sonder teve zero euros investidos em Marketing nos primeiros 3 anos. Como? Vejam e depois tirem as vossas conclusões!  


É hoje o Fundador e CEO do Seekers Club, um ecossistema de mentores e programas que ajudam a tornarmo-nos na melhor versão de nós próprios e levarmos a nossa vida ao próximo nível. Além de tudo, é ainda orador em eventos e já passou como o TEDx e Web Summit!   


Toda a gente considera o Fred uma referência como empreendedor porque apesar do sucesso, tudo o que ele faz tem sempre um propósito! E isso é o mais importante em tudo o que fazemos na nossa vida, ter uma razão para fazermos o que fazemos e querermos mudar um bocadinho o mundo com tudo o que realizamos.  


Ser mais feliz, ou pelo menos, ser o mais feliz possível depende totalmente de nós! Este e muitos mais ensinamentos neste episódio só para vocês!

25-05-2022

#93: Os dois amores da Filipa - A rádio e a "Mamii" c/ Filipa Galrão

00:48:19

Apesar de a rádio ser muito mais do que a que ouvimos no carro, ninguém fica indiferente à voz da nossa querida convidada Filipa Galrão, uma das mais talentosas da rádio!  A Filipa começou a fazer rádio quando ganhou um “casting” na Mega Hits para ser repórter no Rock in Rio Lisboa e rapidamente se apercebeu de que a rádio era uma paixão enorme, e que iria continuar a fazer parte da sua vida para sempre.   


Fez parte da dupla mais épica da geração de muitos na Mega Hits, com o Rui Maria Pêgo, fazendo parte do primeiro programa com uma dupla nas tardes da Rádio em Portugal, primeiro com Rui Maria Pêgo e depois com Teresa Oliveira. 


Hoje em dia não está na dupla mais épica, mas na tripla mais épica, aliás a Joana Marques é um dos maiores exemplos de como o Humor e a inteligência se juntam e a Ana Galvão também dá muitas cartas na rádio.   


Como se tudo isto não fosse suficiente, A Filipa é a mais recente empreendedora no mundo das “mães” ou puericultura se lhe quiserem chamar, sendo que é bem mais do que podem imaginar. Já ouviram falar da Mamii? Sabem o que significa e porque é que a Filipa em conjunto com a sua equipa criou esta marca? Fiquem aí para saberem tudo!

18-05-2022

#92: O sistema legal das Criptomoedas c/ Guilherme Maia

00:49:48

Vamos falar sobre Criptomoedas e muito mais! Já estavam com saudades de um episódio destes não era? Como sabemos que é dos vossos temas preferidos, trouxemos o Guilherme Maia, um perito nesta matéria e principalmente na parte legal das Criptos.   


Foi mais ou menos em 2017 que se apaixonou pelo mundo cripto e mudou de vida! E apesar de ter tirado direito no Porto (que não gostou particularmente), hoje a sua vida está 100 por cento apostada nas Criptomoedas!   Para todos os que têm dúvidas sobre a Blockchain, alguns tipos de coins, sobre empresas de cripto e como abrir uma empresa destas em Portugal... É sobre isto que falamos aqui!   


O que não deu tempo para abordarmos mas que queremos deixar escrito é que o Guilherme é o mais recente Founder de um jogo cujo sistema é todo feito em Blockchain, chama-se "Now and Beyond" e vai estar out para em junho!